quinta-feira, 22 de março de 2012

Tai Chi Chuan amplia opções saudáveis no Parque do Corvo

O clima de silêncio e concentração predominou na manhã desta quinta-feira, 22, durante a aula inaugural de Tai Chi Chuan, realizada em uma das quadras de esporte do Parque Getúlio Vargas, o Capão do Corvo. Cerca de 20 alunos de diferentes idades participaram dessa atividade, que integra o Programa de Lazer, Atividade Física e Saúde (PLAFS), desenvolvido pela Secretria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL). Por meio do PLAFS a Prefeitura de Canoas oferece à população dez modalidades diferenciadas, em pontos descentralizados, sendo que em todos os locais há ginástica localizada. Atualmente, esse programa atende cerca de 1.500 pessoas por mês. E todas essas atividades têm em comum a qualidade de trabalhar, combinadamente, o corpo e a mente.


Benefícios
O Tai Chi Chuan é uma prática milenar chinesa, que visa a harmonia do homem com a natureza. De acordo com os princípios da medicina chinesa, da qual o Tai Chi faz parte, a prática desses movimentos pode prevenir e até ajudar na cura de patologias como reumatismos, artrites, artroses e outras doenças causadas pela má circulação. Além disso, equilibra a pressão arterial e corrige naturalmente a postura. Também pode beneficiar pacientes com fibromialgias.
O PLAFS
O Programa de Lazer, Atividade Física e Saúde (PLAFS) é desenvolvido pela SMEL, com atividades físicas gratuitas. Adultos e idosos podem praticar diversas modalidades, como ginástica localizada e caminhada orientada, em 11 locais, com orientação de estagiários e profissionais de educação física. Apenas em 2011, o programa realizou 63.087 atendimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário