quinta-feira, 7 de julho de 2011

Conferência discute direito a alimentação saudável

A 3ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Canoas começou na manhã desta quinta-feira, no Salão Bordô do Unilasalle. Organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Canoas (Consean), o evento trata da Implementação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Canoas – alimentação saudável e adequada: um direito de todos.
Participam cerca de 150 pessoas, representantes de entidades da sociedade civil, do poder público, integrantes das Frentes Emergenciais de Trabalho, beneficiados com programas sociais, nutricionistas, servidores de escolas, nutricionistas, vereadores e líderes comunitários, entre outros.
Após o credenciamento e abertura, foi aprovado o regimento interno da Conferência. A presidente do Conselho de Segurança Alimentar do RS (Consea/RS), nutricionista Regina Miranda, foi a palestrante da manhã. Falou sobre o direito à alimentação, lembrando que 48 milhões de brasileiros vivem na pobreza e 16,2 milhões na pobreza extrema, enquanto 16% das crianças estão obesas. No Rio Grande do Sul, esse índice chega a 32%, enquanto 24% da população estão em insegurança alimentar. Ela explicou que a obesidade é causada pela má alimentação. Alertou, ainda, que os hábitos alimentares mudaram e a expectativa de vida das pessoas começou a regredir.
Após a palestra, houve trabalhos em grupo e refeição coletiva ao meio-dia. À tarde, serão eleitos os delegados para a 5ª Conferência Estadual do Consea/RS e das entidades que integrarão o Consean até a 4ª Conferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário